18 passos para simplificar sua vida


Olá, hoje eu trouxe algumas dicas bem legais para quem quer simplificar a vida e não se preocupar tanto com ela! Espero que goste!

1- Decida o que é supérfluo 
Simplificar não precisa ser complicado: identifique o que é mais importante para você e elimine todo o resto. Imagine que você precisa fazer uma mochila com tudo que você possui em uma hora, para cruzar o país por 10 anos ou pelo resto da vida. O que você levaria? O que seria essencial? Reduza até ficar só o essencial e livre-se de tudo que está meramente ocupando espaço. Em geral, se você não utilizou um objeto pelos últimos 18 meses, provavelmente não vai mais usá-lo.



2- Faça uma limpeza rápida 
Ande pela sua casa com uma cesta grande. Encha-a com o necessário. Ponha uma boa música e se dê 15 minutos para se reorganizar e veja quanto pode ser feito. Ponha o lixo para fora, junte as roupas e coloque para lavar. Seja criterioso; se não é mais necessário, jogue no lixo. Não se preocupe em tirar a sujeira de cada cantinho e limpar cada superfície; apenas foque na arrumação. Empurre as coisas, alinhe-as, faça o lugar parecer arrumado.


3- Faça grandes faxinas a cada estação
Algumas vezes por ano, vá além da arrumação para se livrar de coisas acumuladas e simplificar sua sala de estar, limpe a casa da sujeira e do pó. Pelos de animais, poeira e outros detritos acumulam até nos cômodos mais organizados, sendo necessário passar os aspirador. Aspire, escove os tapetes, lave os banheiros, esfregue as paredes, lave as janelas, livre-se da sujeira!
Circule pelas mesas e limpe os arquivos de papel também. Mexa nas gavetas para se livrar de bagunças escondidas. Prossiga eliminando o gasto com papéis e digitalize os documentos importantes para simplificar seus ambientes.


4- Diminua seu guarda-roupas
Encontre suas roupas favoritas e as mais versáteis e doe o resto. Se está estragada, livre-se dela; se não serve mais, passe para a frente, para que alguém mais possa usar; se sempre quis usar mas nunca encontrou ocasião, desista. Simplifique seu guarda-roupas. Se você tem um baú enorme de roupas às quais você é apegado, tente simplificar por estação. Não há motivos para você ficar cavando suéteres no meio do verão, então organize suas roupas por estação em espaços separados e pegue-as de volta quando aquela estação chegar. O que os olhos não veem, o coração não sente.


5- Pare de comprar coisas desnecessárias
Se você sempre deixa uma aba aberta em lojas online, esforce-se para cortar esse hábito. Só porque é uma pechincha não quer dizer que você tenha que comprar. Simplifique mantendo as novas tranqueiras fora de sua casa. Não compre livros novos. Vá à biblioteca use o material de leitura de lá. Devolva quando tiver terminado e tenha mais espaço em suas prateleiras. Não compre novos eletrodomésticos, descubra meios de fazer mais com o que você já tem. Espremedor de alho pneumático? Faça o favor e use um garfo. Cortador de massas? Use duas facas e um pouco de margarina, como sua avó fazia.


6- Diminua os espaços
Tenha uma casa pequena mas confortável e aprenda a viver com menos. Compre menos, exija mais qualidade e guarde o dinheiro que sobrar em uma poupança para dias difíceis ou férias merecidas.
Alugue ao invés de comprar uma casa ou itens que você precisa usar; assim, reparos, taxas e problemas estruturais serão problemas de outra pessoa e não seus. Tenha poucas coisas, mas certifique-se de que sejam versáteis. Objetos que possam desempenhar duas ou mais funções são os melhores. Lembre-se que trabalhar para pagar por simples objetos não é o ideal para se viver feliz; reveja suas prioridades.


7- Crie espaços em branco
Ter um espaço livre em sua casa, quarto ou escritório pode ajudar a relaxá-lo(a) e criar uma sensação de simplicidade. Não abarrote suas paredes com coisas divertidas, deixe o vazio ser calmante e elegante. Que a simplicidade ganhe dos enfeites. Espaços em branco não precisam ser “brancos”. Se você não gosta da ideia de um espaço estéril, super limpo, então madeira natural, tijolos aparentes ou qualquer outra textura são perfeitamente simples e efetivas para relaxar. Espaços em branco não precisam ser brancos e sim, livres de bagunça. Sem prateleiras, posteres ou molduras penduradas. Linhas simples e espaços vazios nas paredes.


8- Arrume sua cama todos os dias
Leva apenas 5 minutos e pode fazer muito pelo seu humor. Seu quarto ficará muito mais elegante, simples e arrumado com uma cama bem feita e limpa. Tomar pequenas atitudes, como arrumar a cama, pode ajudar a desestressar e simplificar sua vida.Se for mais fácil para você deixar os lençóis dobrados em uma pilha, então faça. O ponto é dar pequenos passos para simplificar sua experiência diária. Talvez você gaste algum tempo meditativo fazendo o café todas as manhãs, esquentando a água, coando. Talvez você comece o dia arrumando a cozinha e ouvindo o rádio. Tenha uma rotina.


9- Encontre um lugar para cada coisa
Onde fica o controle remoto? Onde vão as jaquetas? Onde os brinquedos do cachorro deveriam ficar? Se não houver respostas para essas perguntas, livrar-se da bagunça pode ser difícil. Se as coisas podem ir em qualquer lugar, os espaços sempre estarão bagunçados. Decidir lugares para as coisas não precisa ser difícil – você não precisa encontrar o melhor lugar para as coisas, só encontrar um lugar para guardá-las.


10- Divida as tarefas domésticas igualmente 
Uma casa bagunçada é uma fonte comum de complicações e neuras. Encontrar tempo para lavar as roupas, lavar a louça, cozinhar e cuidar de outras tarefas essenciais pode ser problemático se você não o fizer de maneira fácil e organizada. Junte-se com sua família ou colegas de quarto e combinem formas triviais de dividir as tarefas e simplificar o trabalho da casa.


11- Dinamize suas finanças 
Nada é mais complicado do que dinheiro. Se puder, simplifique suas finanças ao máximo estabelecendo seus débitos e criando o mínimo de parcelamentos possível por mês. Faça um orçamento baseado em quanto dinheiro você recebe todo mês e calcule a média de gastos conhecidos. Siga os planos e gastar fica mais fácil.
Deixe suas contas no débito automático. Se você calculou direito, não terá que se preocupar com suas contas nunca mais. Como poderia ser mais simples?


12- Faça refeições simples
Provavelmente o fim de um dia duro de trabalho não é o melhor horário para se ver às voltas com um "Coq au Vin". Encontre receitas que sejam rápidas de fazer e procure online por receitas que você possa fazer utilizando os ingredientes que você já tem em casa. Gaste o tempo poupado curtindo a refeição com sua família em vez de dificultar ainda mais o processo culinário.


13- Crie seus filhos com simplicidade
Não faça almoço, lave os panos de chão ou guarde os brinquedos. Exija que seus filhos façam tarefas domésticas por si mesmos de acordo com a idade. A longo prazo não será “mais fácil” simplesmente fazer tudo por eles, já que esse tipo de atitude os ensinará que você sempre fará essas coisas e que eles não precisam fazer nada. Instrua-os onde estão as coisas que eles precisam para começar a fazer essas obrigações; ensine no começo, depois deixe que façam sozinhos. Faça um quadro de tarefas para todas as crianças seguirem e completarem semanalmente. Incentive a participação deles para elaborá-lo e eles ficarão mais dispostos a usá-lo regularmente.
Limite os compromissos. Nunca na história da humanidade as crianças frequentaram tantas atividades extra-curriculares como hoje. Ninguém vai morrer por causa de alguns dias sem ir para o ballet, escolinha de futebol, aulas de violão ou natação.


14- Saiba quais são suas relações venenosas e acabe com elas
Não perca tempo dando atenção para amigos que põem você para baixo ou não são interessantes. Se você quer simplificar sua vida social, comece eliminando as mais complicadas. Reduza sua lista de contatos até restar somente aqueles com quem você realmente gosta de passar seu tempo. Ninguém está dizendo que você deve se fechar para novas amizades, e sim se desfazer das que são excessivas e desgastantes.


15- Passe mais tempo sozinho(a)
Ter relacionamentos (românticos ou não) é complicado por natureza. Quando você presta muita atenção às necessidades e manias dos outros, você presta menos atenção às suas necessidades. Você está atribulando sua vida pelos outros em vez de simplificar para você mesmo(a). Não é egoísmo querer passar tempo sozinho(a), com foco em você.Relacionamentos românticos são complicados. Quanto menos você lidar com eles, mais simples fica a vida. Se você está sempre enroscado(a) em relacionamentos (românticos ou de outra natureza), pense em passar mais tempo consigo mesmo(a). Pare de ir a encontros por um tempo, até sentir que a vida está mais fácil e organizada.


16- Passe menos tempo em redes sociais
Os excessos não precisam ser físicos. O acúmulos de atualizações de status, tweets e posts do Instagram desempenham um grande papel na desorganização. Pare de se preocupar em curtir cada atualização nova ou ficar checando suas redes sociais de cinco em cinco minutos; elas ainda estarão lá quando você tiver tempo livre e é possível que você nem sinta falta. Quando estiver com familiares e amigos, guarde o celular e deixe-o no modo silencioso. Melhor ainda, deixe-o no carro ou em casa. Não olhe para ele. Faça um acordo com seus amigos para que o primeiro a pegar no celular pague a conta. Concentre-se na ocasião e tenha uma noite mais simples e leve.


17- Pare de ler os sites, manuais, livros e revistas de auto-aprimoramento
Os conselhos dos outros sobre a vida podem ser uma fonte de estresse. Desistir da ideia de perfeição simplifica bastante!Saiba que você é um(a) bom(a) parceiro(a), pai ou mãe, e uma boa pessoa também. Confie mais em você mesmo(a) e faça as coisas do seu jeito, naturalmente.


18- Medite por 15 minutos diariamente. Só 15 minutos
É metade de um episódio da novela, ou metade do tempo em uma fila de banco, mas pode fazer toda a diferença nos seus níveis de estresse e em sua habilidade de se manter calmo(a). Comece passando um tempinho em quietude, apenas ficando sentado(a) em algum lugar confortável. Concentre-se em sua respiração. Relaxe o corpo e deixe sua mente se acalmar. Vigie seus pensamentos.


Comentários

Siga-me no Facebook

Veja também

Novos gifs fofinhos

Gifs doidinhos